quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Para ler: Extraordinário - R. J. Palacio

01
"August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros".
Ao contrário do que muita gente pensa, ele passa longe do estilo "A Culpa é das Estrelas" (que eu também adoro). É um livro super leve, simples e que te faz sorrir muitas vezes. Você pode até chorar, mas no geral, é um livro bonitinho que dá lições sobre gentileza e preconceito.
O livro tem 313 páginas, mas o que torna o livro mais leve é que a linguagem é super simples e informal, além dos capítulos que duram de duas a três páginas. Ele é dividido de forma em que alguns personagens vão contando a história de Auggie pela sua ótica. São eles:
Parte Um: Contada pelo Auggie.
Parte Dois: Contada pela Via, irmã do Auggie.
Parte Três: Contada pela Summer, amiga de Auggie.
Parte Quatro: Contada pelo Jack, amigo de Auggie.
Parte Cinco: Contada pelo Justin, namorado da Via, irmã do Auggie.
Parte Seis: Contada pelo Auggie.
Parte Sete: Contada por Miranda, amiga da irmã do Auggie.
Parte Oito: Contada pelo Auggie.
Mas, vamos à história em si. Auggie é um menino de dez anos e que tem que conviver com uma deformidade no rosto que adquiriu ao nascer por causa de uma síndrome genética. No livro inteiro, são feitas menções sobre as probabilidades minúsculas de se ter essa síndrome, mas August tinha. A irmã de Auggie e outros personagens o descrevem, mas confesso que nunca consegui montar uma imagem dele na minha cabeça, veja se você consegue:
Ele tem os olhos esbugalhados e abaixo da onde deveriam estar, quase no meio das bochechas. O esquerdo é mais baixo que o direito. As pálpebras superiores sempre meio fechadas, as partes de baixo são puxadas e dá para ver a parte vermelha do olho, sabe? Ele não tem sobrancelhas e nem cílios. Nariz grande, cabeça afundada nas laterais, onde deveriam estar as orelhas e ele não tem maçãs do rosto. Tem dois vincos profundos que descem do nariz até a boca.
E olha, aqui eu defini só uma parte do que eles descrevem no livro. A história gira em torno do primeiro ano de Auggie numa escola, pois antes ele estudava em casa. E como toda criança diferente, ele sofre de bullying e são poucos os colegas que tem bom coração ou não são influenciados pelos outros. Mas, a história em si não é de sofrimento, mas sim uma verdadeira lição de como se deve tratar os outros e de que as aparências enganam.
O livro é cheio de frases de efeito, lições de vida e cada parte, em que inicia a narração por um novo personagem, há o desenho dele e uma frase que expresse a personalidade dele.
02
É mais interessante ainda se você convive com pessoas que nasceram com algum tipo de síndrome, de retardo mental ou qualquer outro tipo de problema deste nível. Pois, você fatalmente se identificará com um dos personagens. Eu tenho um irmão deficiente mental, e o capítulo da Via, irmã de Auggie, parecia que ela falava comigo! O primeiro capítulo dela é, sem dúvidas, o meu preferido.
Se você não conhece ninguém assim, ler este livro poderá te mostrar uma nova realidade ou te ensinar lições valiosas que você só aprende convivendo com pessoas especiais.
O livro custa R$19, mas está em promoção na Saraiva por R$11,90! Vale a pena ler, eu garanto que o livro é tão leve que você lê em uma semana e vai terminá-lo com um sorriso no rosto.03

UPDATE!

Gente, gravei a resenha em video. As duas se complementam e são diferentes. Agora você pode escolher se quer ler a resenha ou assistir. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário