quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Conversa Paralela: O que acontece quando se pede a um menino para que dê um tapa numa menina? (video).

Oi, gente. Tudo bem?

Hoje mesmo vi um video muito legal feito pela Fanpage.it em que é realizado um experimento com crianças entre 7 e 11 anos. Meninos são apresentados a uma menina, onde devem falar o que gostam nela. Em seguida, o interlocutor pede para que os meninos façam carinho nela. E depois, para que dêem um tapa. As reações foram as mesmas, todos os meninos disseram não. E quando perguntados pelo motivo da negativa, responderam simplesmente: "ela é uma menina e eu sou um menino", "não se pode bater em uma menina", "porque, ela é menina e não se deve bater em meninas". Vamos acompanhar o video?


Super bonitinho que até dispensa divagações. O video tem um objetivo claro: provar que o machismo e a violência contra a mulher são impostos pela sociedade, que ninguém nasce com isso. 
Mas, acho que vai mais fundo que isso: Crianças não são violentas, como um menino diz no video: "eu não gosto de violência", elas ficam violentas conforme o ambiente em que estão. Assim como as respostas que foram dadas demonstram que alguém ensinou aqueles preceitos para eles. Tudo vem da educação e do convívio, seja o lado bom ou ruim das pessoas. Foi isso que eu consegui perceber por esse video. Se um homem bate numa mulher, não necessariamente foi a educação dos pais, mas também pode ser a imposição da sociedade, porque somos todos um pouco mais machistas do que gostamos de admitir
E de novo, eu trago o assunto de feminismo para cá, sendo que nem era esse o ponto principal. Mas, é que vejo isso no meu dia-a-dia, onde homens tem que se afirmar mais homens que os outros, mesmo que isso faça com que uma mulher seja inferiorizada, humilhada ou magoada. Falo até da violência emocional aqui, a quantidade de homens que pensam que precisam mostrar que estão no controle e que mandam na mulher para os seus amigos ainda é muito grande. O que só prova que ainda não existe respeito mútuo. 
Ser homem é estar no controle, é não ser sentimental, porque isso é coisa de mulher. Aliás, tudo que é coisa de mulher é um insulto para grande parte dos homens, já notou? "Você se arruma demais... como uma mulherzinha!", "você chora... como uma mulherzinha!"... Como se ser mulher fosse algo negativo. E como eu já falei nesse post aqui, o feminismo se trata do respeito mútuo, em que o homem também tem que ter espaço para mostrar suas vulnerabilidades sem receber repressão ou preconceito. 

E então, eu achei essa tirinha aqui que propõe mostrar a ambos os sexos, porque devemos aderir ao feminismo:




Para ver a versão completa da tirinha, clique aqui.

Então, devemos começar o novo ano com mais empatia. Saber se colocar no lugar do outro é essencial e entender que não se pode saber completamente qual a situação do outro para julgá-lo. 

Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário