quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Babado da Vez: Discussão entre Anitta e Pitty (e pensamentos soltos sobre o feminismo).

Quem aí ficou sabendo da tal discussão entre as cantoras Anitta e Pitty no programa Altas Horas?

Quando o assunto é feminilidade e liberdade sexual, qual das cantoras você acha que foi a favor e qual foi contra? Espere. Você vai se surpreender. Acontece que Anitta expressou um pensamento machista para a surpresa de muitos, e intolerância da plateia. Sim, a cantora de funk, que usava roupas curtas, canta sobre a atitude das mulheres e dança de maneira insinuante com homens. Ela afirmou:

"As mulheres dão muito mais em cima dos homens. Invertem-se os papeis. Então os homens não estão mais interessados. Eles pensam: 'Vou dar em cima pra quê? Daqui a pouco a fulaninha me dá e vem pra cima de mim'. Isso afasta o homem que pensa que a mulher está ali para pegar todo mundo".

E continuou:


"Não falo nem só da roupa. Eu vejo na noite mulheres ficando com homens porque eles estão pagando bebidas caras. Isso é uma coisa que eu acho estranho e os homens pensam mal das mulheres. Não ficam interessados em ter mais nada com elas. Não acham legal".
 Sério, amiga, que você vai falar das roupas usando o vestido que estava usando no programa? 

Mas, então foi a vez da cantora Pitty se levantar em defesa da liberdade das mulheres:


"É o homem que está errado! Ele não tem que achar nada"
 Seguida de aplausos da plateia. E Anitta continuou:


"As mulheres lutaram tanto para ter os mesmos direitos. Conseguiram um salário igual aos dos homens, conseguiram votar, conseguiram emprego... Com tudo isso, chegou uma hora que a mulher quis tomar conta da situação. Elas acham que podem chegar e pegar 50 numa noite e fazer e acontecer. A mulher acabou querendo tomar o lugar do homem em todas as situações".
 E Pitty logo defendeu:

"Nós ainda não temos os mesmos direitos"

Anitta interrompe:

"Mas estamos quase lá!"

E pitty finaliza a discussão com a afirmativa:

"Quase não é chegar lá. Estamos muito longe ainda!"
Não estou aqui para dizer quem está certa ou errada, tampouco para criticar ninguém. É verdade que o pensamento da Anitta ainda é muito comum em nossa sociedade. E vamos pensar pelos dois lados: 

Anitta tem razão em dizer que o comportamento de certas mulheres acabam por desvaloriza-las. Quer dizer, se você quer ser respeitada, tem que se fazer ser respeitada. Mas, Pitty argumentou em prol de uma causa muito maior, a liberdade da mulher de ser dona do seu nariz e fazer o que bem entender com a sua vida e o seu corpo. O que ainda está muito longe de ser aceito pela sociedade. Afinal, sempre ficará a mesma pergunta de por que um homem pode ir para a balada e pegar 50 meninas numa noite e quando uma mulher decide fazer o mesmo, ela é julgada? 

E agora entramos numa discussão sobre feminismo. Não me digo feminista, mas leio bastante sobre o assunto. E, por isso, acredito que caiba um esclarecimento aqui: Feminismo não é o que muitas mulheres e homens articulam hoje em dia. 

Feminismo é colocar a mulher no mesmo patamar do homem, e colocar o homem no mesmo patamar da mulher. Nem acima, nem abaixo. É a exigência de um tratamento igualitário em todas as instâncias da vida. 

O discurso da Hermione Emma Watson, a embaixadora diva da boa vontade da ONU, sobre feminismo, que você pode conferir a tradução aqui, retrata tudo isso:

"Eu sou da Inglaterra e eu acho que é direito que me paguem o mesmo tanto que meus colegas de trabalho do sexo masculino. Eu acho que é direito tomar decisões sobre meu próprio corpo. Eu acho que é direito que mulheres estejam envolvidas e me representando em políticas e decisões tomadas no meu país. Eu acho que é direito que socialmente, eu receba o mesmo respeito que homens. Mas infelizmente, eu posso dizer que não existe nenhum país no mundo em que todas as mulheres possam esperar ver esses direitos".
E ela deixa bem claro que feminismo é uma palavra que se estende para ambos os gêneros e não só para mulheres:

"Nós não queremos falar sobre homens sendo aprisionados pelos esteriótipos de gênero mas eles estão. Quando eles estiverem livres, as coisas vão mudar para as mulheres como consequência natural. Se homens não tem que ser agressivos, mulheres não serão obrigadas a serem submissas. Se homens não tem a necessidade de controlar, mulheres não precisarão ser controladas. Tanto homens quando mulheres deveriam ser livres para serem sensíveis. Tanto homens e mulheres deveriam ser livres para serem fortes".
E é isso que todo mundo esquece na hora de falar sobre feminismo, tanto homens como mulheres. Feminismo não é sobre mulheres crescendo apenas, mas sim sobre igualdade de gêneros, para que o homem também tenha liberdade de ser vulnerável sem ser julgado.

O pensamento da Anitta demonstra que não são só os homens que reprimem as mulheres, nós mesmas nos reprimimos em certos pontos. 

E a discussão maior nem é sobre ser a favor ou contra essa liberdade feminina, mas sim o fato de que a própria Anitta foi contra. Justo a cantora funkeira que enuncia em suas músicas sobre a atitude feminina, insinua certas coisas e dança se esfregando em homens usando roupas justas e curtas. Não era para ela ser a pessoa que mais apoiaria a liberdade e o poder feminino? 

É exatamente esse o ponto alvo de críticas do momento. Como dar crédito à uma cantora que pensa uma coisa e diz outra em suas músicas? Então começam todos os bafafás sobre Anitta ser falsa e só gravar essas músicas para se auto promover. 

E aí, tá explicado o babado? 
 
O programa vai ao ar na sexta, mas as gravações foram feitas ontem, quarta-feira.  

Beijos!

Um comentário:

  1. não gosto da anitta agr pioroooo #pitty ♥ sempre
    otimoooo blog bijinhus sucesso linda super seguinduuh
    espero sua visita no meu blog ^^
    estilonyu.blogspot.com

    ResponderExcluir